Finanças- Receitas

financas_dinheiro

 

Como já temos o conhecimento de todos os nossos gastos, podemos adicionar mais um item nas nossas anotações. O próximo item será Receita.

Vamos anotar agora todos os nossos recebimentos, sugiro que suas receitas sejam divididas entre duas categorias: (1) Recebimento Real e (2) Previsão de Receita. Como recebimento real, você considera tudo aquilo que tem certeza que vai receber. Como previsão de receita, você soma o seu recebimento real a todos os outros valores que você talvez receba.

Separar as Receitas facilita para quem não possui um salário mensal fixo ou possui fontes de renda variadas. Aqueles que têm um salário fixo podem discriminar tudo em uma só coluna. Eu por exemplo dou aulas, como recebo por hora/aula sei quantas aulas vou dar no mês, logo sei o quanto vou receber, então vou considerar esse valor como Recebimento Real.

Quando se trabalha com eventos, ações publicitárias, apresentações artísticas e outras atividades que não são fixas, não dá para ter certeza de quantos trabalhos você fará por mês, muito menos de quanto receberá, sugiro então que você faça uma estimativa. Você pode calcular a média da quantidade de trabalhos dos últimos meses e seus respectivos valores de cachês (como fizemos com as despesas, lembram?). Após calcular a média, coloque esse valor na Previsão de Receita.

Assim você terá duas colunas, no item Receitas:

Recebimento Real = tudo que eu sei que vou receber no mês.

Previsão de Receita= Recebimento Real + as estimativas de trabalhos que não são fixos.

A segunda fase foi concluída, agora só precisamos cruzar os valores para saber como está o nosso fluxo mensal. Eu prefiro usar a Previsão de Receita para cruzar os valores, pois ela está mais próxima do ganho real, caso prefira, você pode utilizar o Recebimento Real.

Pegue o total da Previsão de Receita e subtraia o total das suas Despesas.

Se o resultado for positivo, parabéns você está com sobra no seu orçamento, podemos pensar desde já em fazer um investimento, futuramente vamos falar sobre os produtos que você poderá escolher para investir!

Se o resultado for negativo, quer dizer que você está gastando mais do que você está recebendo, isso não é bom, fique atento que no próximo post vou dar algumas dicas e sugestões para você reverter esse quadro!

Até a próxima quinta!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s