A História da Fotografia – do Betume da Judéia à Selfie

Você gosta de fotografia mas odeia química? Tenho uma péssima notícia pra você.

Os primeiros registros sobre as origens da fotografia datam de 350 A.C. Quando químicos e Alquimistas experimentavam com componentes a base de Prata e que reagiam quando expostos à luz. Mas apenas em 1826 (ou 27) a luz foi finalmente registrada e fixada permanentemente em uma superfície, dando início assim, à toda evolução tecnológica da fotografia moderna.

Pronto para encher os olhos com a primeira fotografia da história?

Linda, não? A primeira imagem é a placa de metal original na qual o registro foi realizado, a segunda é uma reprodução de como a imagem seria exatamente. E pra você aí que curte dados EXIF, o tempo de exposição dessa foto é de 8 horas!

Até então, era possível apenas observar a reação dos componentes químicos à luz, Niépce então, incorporou um tipo de asfalto chamado “Betume da Judéia” ao processo. O betume endurecia quando exposto à luz, assim, partes mais expostas endureciam mais e partes menos expostas endureciam menos.

Dessa forma fica mais fácil compreender a origem do termo. A palavra “Fotografia” tem origem na Grécia, é a junção das palavras “fós” (luz) e “grafia” (pincel, estilo). “Grafia” significa a gravação, o registro de algo sobre uma superfície.

Niépce teve grande participação, e desenvolveu um processo imprescindível para a fotografia. Mas as técnicas e os avanços tecnológicos foram amplamente desenvolvidas por diversas pessoas, tornando assim a Fotografia, uma invenção coletiva, resultante do acúmulo de aproximadamente 2360 anos de conhecimento.

De Niépce pra cá, a história da fotografia evoluiu e trouxe transformações incríveis. Hoje em dia, você não precisa andar com uma placa de ferro, betume da judéia e esperar 8 horas por uma fotografia, você pode tirar o seu celular do bolso e ter uma foto em menos de 10 segundos.

Assim, graças a 2360 anos de observações, estudos, avanços científicos, conhecimentos transmitidos por gerações, inúmeras pessoas envolvidas, que dedicaram a vida a desenvolver a tecnologia necessária para esse processo, hoje você pode finalmente tirar aquela Selfie no espelho do banheiro, com a sua avó, sem querer, sentada na privada no fundo.

Anúncios

5 comentários em “A História da Fotografia – do Betume da Judéia à Selfie”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s